Usuário de plano de saúde coletivo pode questionar individualmente rescisão contratual

agenciaweber

agenciaweber

De acordo com recente decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o beneficiário final do plano de saúde tem legitimidade para propor ação individual questionando a rescisão contratual de um plano coletivo.

No caso específico, o TJ/SP havia extinguido o processo sem resolução do mérito (sem julgar o conflito em si), entendendo que o usuário não teria legitimidade para demandar sobre um plano coletivo do qual ele seria beneficiário, pois o contrato era entre o plano de saúde e uma pessoa jurídica, sendo que este contrato, de forma reflexa, seria em benefício dos seus empregados.

A questão da legitimidade, para quem não é da área, embora pareça simples, possui nuances extremamente complexas nos casos concretos.

A legitimidade é a aptidão de uma determinada pessoa para figurar em um processo, seja como autor, seja como réu.

É fácil visualizar que a legitimidade é um tema importante, delimitando a capacidade de agir processualmente. Todos vemos que a mãe não pode propor ação de divórcio pela filha, se não gostar do genro. Apenas o casal pode, reciprocamente, propor esse tipo de ação, pois somente eles detém a legitimidade para tanto.

Mas alguns casos são mais complexos. De fato, na hipótese que tratamos, o contrato é entre o plano de saúde e uma empresa, havendo terceiros beneficiários deste pacto.

Em uma abordagem mais clássica, talvez fosse correta a interpretação do TJ/SP.

No entanto, o Direito serve para que as pessoas se alcancem reciprocamente e, em casos como este, é difícil supor que a empresa teria grande interesse em postular algo que seria de interesse final dos beneficiários. Ora, o contrato se destina exclusivamente a esses.

Caso semelhante se tem na já famosa questão da incidência indevida de ICMS sobre parte da tarifa de energia elétrica.

O ICMS é um tributo essencialmente empresarial, pago pela concessionária de energia elétrica aos Estados. Mas, como o seu custo efetivo é repassado para o consumidor, ela teria pouco interesse em questionar eventuais ilegalidades. Como consequência, admitiu-se a legitimidade dos consumidores para questionarem essa ilegalidade.

Resumindo o caso que tratamos, a relatora Nancy Andrighi bem sintetizou:
“O fato de o contrato ser coletivo não impossibilita que o beneficiário busque individualmente a tutela jurisdicional que lhe seja favorável, isto é, o restabelecimento do seu vínculo contratual com a operadora, que, em tese, foi rompido ilegalmente”

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!