As novas regras da publicidade médica

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as normas de publicidade para médicos e empresas médicas, com validade a partir de março/2024.

Essas são as principais novidades:

Publicidade em redes sociais

Os médicos e estabelecimentos médicos poderão divulgar seus trabalhos e imagens nas redes sociais, desde que sem sensacionalismo ou com prática de concorrência desleal.

O uso das redes sociais também passa a ser permitido com o fim expresso de ampliação de clientela, mais do que apenas para fins informativos, educativos ou de promoção da saúde e bem-estar do público.

Será também permitido compartilhar postagens feitas por pacientes, inclusive com elogios e feedbacks sobre o resultado do serviço ou técnica aplicada, desde que a identidade seja preservada e desde que não seja algo sistemático, mas pontual.

Fotos e vídeos do ambiente de trabalho

Os profissionais médicos poderão utilizar fotos e vídeos do seu ambiente de trabalho, incluindo informações de equipamentos que utilizem, desde que aprovados pela Anvisa e que não atribuam capacidade privilegiada em razão dos instrumentos de trabalho.

Uso de imagem de pacientes

O uso de imagem de pacientes ou mesmo de banco de imagens será permitido para fins educativos, vedada a identificação do paciente, a edição ou melhoramento das imagens e a promessa ou insinuação de bons resultados do tratamento, devendo sempre serem anunciados, também, os eventuais riscos.

O uso de equipes externas de filmagem será permitido apenas em partos, com autorização expressa da parturiente e com a anuência do médico.

Será vedada a realização de procedimentos em tempo real, mesmo com autorização do paciente, exceto em eventos científicos para médicos.

Divulgação de valores, promoções e parcerias

Também será permitido informar os valores das consultas, meios e formas de pagamento, além de promover descontos e campanhas promocionais. No entanto, proíbe-se a venda casada ou outras práticas que desvirtuem a atividade da medicina.

Os médicos também poderão participar de campanhas de divulgação promovidas por operadoras e seguradoras, desde que vinculadas à prestação de seus serviços, mediante prévia autorização do uso de imagem.

A nova norma do CFM moderniza muitos aspectos da norma anterior, de 2011, quando não havia uso tão amplo de redes sociais. Em nosso entender, o levantamento de certas restrições é benéfico e os contrapontos e limitações são bastante razoáveis, embora certos limites não sejam claros de imediato, exigindo a análise caso a caso e o estabelecimento da jurisprudência administrativa do próprio CFM.


Bruno Barchi Muniz
– é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados, e escreve às sextas-feiras para o Blog do Corretor.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!