Cansei de Vender…

agenciaweber

agenciaweber

.

… vou montar uma Corretora e ficar rico!

.

Quase todos os dias, pela nossa atuação, acabamos conversando por alguns minutos com corretores de seguros e corretores de planos e seguros de saúde. Tenho percebido que em quase todas as conversas, acabamos entrando sempre no mesmo tema, que é o desejo do Corretor em montar sua própria Corretora.

Como advogado, meu primeiro impulso poderia ser o de incentivar, mas percebo que o incentivo que acabo fazendo é no sentido oposto e quero neste espaço repartir a nossa visão sobre o tema.

Há um dito popular que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde, e infelizmente quando o corretor deixa suas atribuições para ser empresário e proprietário de uma Corretora é que ele percebe que a grama que abandonou era mais verde.

O Brasil é um país como qualquer outro, com acertos, erros, problemas e questões sociais e culturais e temos um modelo de Governo altamente dispendioso com excesso de tributos para manter a máquina administrativa. Nossas Leis são totalmente desfavoráveis ao empreendedor e neste ponto temos que adentrar fundo nesta questão de partir para a independência, ou seguir ao lado de uma Corretora já estruturada.

A realidade do empreendedorismo brasileiro é que sobram oportunidades em todos os segmentos, inclusive para novas Corretoras, mas por traz desta oportunidade não basta ser bom vendedor, você terá que ser principalmente um grande Gestor e aí reside o grande problema.

A probabilidade de a sua Corretora seguir aberta após um ano é ínfima, e segundo fontes do SEBRAE em menos de dois anos nem 50% das novas empresas resistem, e há centenas de motivos para isso, mas o que mais insisto é a vocação!!!

Ser vendedor é um dom natural que somente algumas pessoas o têm, e um bom vendedor não é necessariamente um bom Gestor de Negócios. Ao migrar sua vida de Corretor para Empresário, seu tempo será tomado com atividades de Gestão e fatalmente sua carteira de clientes não receberá mais sua atenção como outrora, justamente porque agora você estará atribulado com Aluguel, Funcionários, Impostos, Parcerias e outras atividades.

Vejo alguns Corretores que trabalham em regime de associação com grandes Corretoras e enxergo neles o modelo ideal, inclusive é o modelo que adotamos em nosso escritório de Advocacia, onde os advogados são associados e com isso gastam seu tempo unicamente com sua vocação e se desvinculam das obrigações de gestão do Escritório.

Aparentemente muitos enxergam que o Empreendedor tem maiores lucros, mas a verdade é que este acaba sempre exaurido pela carga tributária e pelas despesas para manutenção, sem falar do trabalho exaustivo de estar sempre buscando novos parceiros e oportunidades.

A opção por empreender e ter sua própria corretora deve estar baseada na vocação e não necessariamente na falsa suposição de que os resultados financeiros serão melhores; até porque, na prática – e aí falo com base em nossa experiência diária –  iniciar uma Corretora é pedir para perder anos e anos de trabalho, diminuir seu rendimento mensal, e eventualmente se ver envolto em dívidas insuportáveis.

Se em sua nova Corretora nos dez primeiros Contratos que vender tiver 50% de Ações na Justiça, que é um número que já encontramos em algumas Corretoras mal estruturadas, fatalmente você se verá condenado em muitos processos e até seu patrimônio pessoal correrá risco de ser penhorado para pagar despesas relativas a Contratos que por algum motivo prejudicaram o Consumidor.

Obviamente, você poderá ter sorte e não ter processos, mas, por outro lado, você poderá ser surpreendido com uma carga tributária altíssima e contratar empregados que causem prejuízo ao negócio, mas tudo é uma questão de Sorte, e a Sorte não caminha ao lado daqueles que estão despreparados.

Proporcionalmente ao que investem as Corretoras em Marketing, Treinamento, Instalações, Pessoal Administrativo, Mobiliário, Telefonia, Internet e outros, o retorno do capital em Corretoras é pífio. Costumo dizer que, considerando o volume de dinheiro investido, uma pequena lanchonete ou uma banca de jornal ainda dá mais lucro que uma Corretora.

Não se deve pensar que é algo impossível, mas se não for altamente planejado e não houver no mínimo um caixa suficiente para dois anos, com certeza sua vida profissional e pessoal se tornará um verdadeiro martírio.

Quando se é um Corretor associado, quando você não vende você somente deixa de ganhar. Quando se é uma Corretora, quando não há vendas, os gastos permanecem e você tem que literalmente pôr dinheiro do bolso para bancar as despesas, ou seja, além de não ganhar você perde o que já conquistou.

Qualquer corretor sabe que há períodos do ano em que há declínio nas vendas, e são justamente nestes períodos de entre safra que normalmente fazem o lucro de duros meses de trabalho serem usados para pagar custos fixos.

Aos que sentem a vocação latente para o Empreendedorismo vai aí também o meu incentivo: “É possível ter Sucesso, Sim”, mas é imprescindível que tenham uma estruturação perfeita, com plano de negócios, avaliação contábil, jurídica e tributária, e um mercado de atuação que lhe garanta o retorno de vendas esperado.

Considerando que tudo muda a todo mês e o Mercado de Plano de Saúde é altamente competitivo e ágil, manter-se neste mercado será uma tarefa de Hércules. Por outro lado, deixar os custos fixos e as responsabilidades maiores sobre a Corretora e concentrar-se naquilo que um Corretor faz melhor que é vender, pode ser sem dúvida alguma uma “Jogada de Mestre”.

Na vida a cada escolha renunciamos a algo e ser empreendedor é o ponto de partida para renunciar a vida de Corretor e passar a ser um Gestor de Negócios como outro qualquer, com alegrias, mas sem dúvida com a tarefa árdua de interagir com uma carga tributária tão feroz, que a chamamos de Leão da Receita Federal, e com todas as dificuldades inerentes a abrir uma empresa como outra qualquer.

Se sua vocação for essa, e se as vendas já não lhe trouxerem a mesma alegria do “contrato fechado”, e se você realmente tiver um Planejamento Total com uma reserva financeira gorda para no mínimo dois anos muito difíceis, quem sabe seja a sua hora(!)

Enfim, não se esqueça de que o vizinho também pode ver a sua grama como a mais verde, afinal de contas quem não quer ter resultados sem ter custos fixos ?

Alcides Correa de Souza Junior – é sócio fundador da Correa de Souza Advogados, inscrito na OAB/SP sob nº 256.791, especializado em Direito Empresarial, Digital e Eletrônico, pode ser contatado pelo email alcides@correadesouza.adv.br. (www.correadesouza.adv.br)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!