Decisão anula multa por não preenchimento de cotas para pessoas com deficiência

Moderador

Moderador

Por Bruno Barche Muniz | LBM Advogados (Publicado excepcionalmente nesta segunda-feira)

A Justiça do Trabalho de Goiás anulou a autuação de uma indústria farmacêutica por supostamente não preencher as cotas reservadas a pessoas com deficiência (PCD) ou reabilitadas após afastamento previdenciário, conforme previsto no artigo 93, da Lei nº 8.213/1991.

No processo judicial a empresa apresentou provas de que desde 2017 sempre ofertou vagas próprias para PCDs, como exige a lei, contratando profissionais nessa condição.

No entanto, em processos seletivos recentes houve dificuldades para encontrar PCDs interessados nas vagas disponibilizadas, motivo pelo qual houve a contratação de pessoas não deficientes, o que atraiu a fiscalização e imposição de multa pelos auditores-fiscais do Trabalho.

O juiz do caso assinalou que a discussão central do processo consistia na verificação da possibilidade ou não de cumprimento da norma legal que exige a contratação pela indústria farmacêutica.

E, da análise das provas emergiu que a empresa adotou inúmeras medidas para cumprir a lei, tais como anúncios em meios de comunicação, redes sociais e oferta de vagas diretamente em instituições que auxiliam pessoas com deficiência. Criou, ainda, o “Projeto PCD”, visando promover maior inserção, inclusão e atração de colaboradores PCDs.

Porém, apesar de todos os esforços da empresa, não foi possível encontrar candidatos que atendessem aos requisitos previstos na legislação, dada a escassez de profissionais interessados.

Com isso, o magistrado enfatizou que a imposição da penalidade administrativa pelo descumprimento da obrigação de contratar PCDs pressupõe que a obrigação seja exequível, ou seja, que haja trabalhadores nessas condições interessados nas vagas disponibilizadas.

Diante disso, concluiu-se que a indústria não se recusou ao cumprimento da lei, mas que não havia profissionais habilitados e interessados na assunção dos cargos disponíveis, motivo pelo qual houve a anulação do auto de infração e das multas decorrentes.

Dessa correta decisão extraímos a importância do compliance funcional para a empresa, pois somente foi possível se demonstrar para a Justiça a adequação da conduta da companhia através da exposição e documentação das políticas e processos internos, devidamente esclarecidos de forma didática.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!