Empresas de saúde podem melhorar gestão de operações com soluções unificadas de segurança

Moderador

Moderador

A gestão unificada de todos os equipamentos de segurança, incluindo ferramentas de cibersegurança e privacidade, garante maior segurança física ao espaço, além de oferecer insights preciosos para melhor gestão de áreas e do atendimento aos pacientes e seus familiares

O setor de assistência à saúde está sob crescente pressão — especialmente nos últimos dois anos. O Bureau of Labor Statistics dos EUA, por exemplo, informou que os profissionais de saúde EUA sofreram um aumento de 249% nas taxas de danos à saúde e doenças em 2020. Isso foi intensificado pelo aumento das regulamentações de compliance, escassez de colaboradores, requisitos de proteção à privacidade do paciente e ameaças à cybersegurança, que vem sobrecarregaram os recursos.

“Trabalhar com um sistema de tecnologia inovador projetado para esse tipo de ambiente pode ajudar. Uma solução de segurança física unificada e aberta, melhora as operações do dia-a-dia, para que as equipes possam trabalhar de forma mais inteligente — aprimorando a experiência do paciente e mantendo pessoas, edifícios e até mesmo dados seguros”, afirma José Castro, Gerente Comercial da Genetec Brasil.

Isto é possível porque ao unificar seus sistemas as equipes de segurança de hospitais, clínicas e laboratórios deixam de receber centenas de alarmes falsos todos os dias, o que consome uma quantidade significativa de tempo. “Os alarmes falsos podem ser reduzidos com a unificação devido a concentração de alertas, sistemas de controle acesso e feeds de vídeo em uma única plataforma. Com isso, os profissionais de segurança têm seu tempo liberado para se dedicar às questões mais estratégicas e críticas, contribuindo com informações úteis para outras áreas operacionais, algo benéfico inclusive para melhoria da experiência do paciente”, diz Castro.

Conheça quatro aspectos que contribuem para aperfeiçoar a experiência do paciente

Além de acompanhar a segurança do local para colaboradores e pacientes, um sistema unificado, como o Genetec Security Center, oferece insights para que a empresa aprimore a experiência dentro e fora de suas instalações.

Gestão de estacionamentos

Fora de suas instalações, o reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR) pode rastrear e gerenciar estacionamentos e o fluxo de tráfego de veículos. Isso ajudará colaboradores a estacionar somente nas vagas designadas, sem prejudicar o estacionamento de pacientes e vice-versa. Quando combinado com videomonitoramento, o ALPR ajuda a identificar desistências inesperadas de pacientes ou investigar atividades suspeitas de veículos. Isso proporcionará segurança extra pacientes, visitantes e colaboradores, além de otimizar os estacionamentos.

Melhoria do fluxo

Torna possível gerenciar estações de chamadas à enfermagem e regras de estacionamento a partir de uma única interface, aproveitando sistemas de controle de acesso e vídeo, novos ou existentes. A unificação desses sistemas de segurança ajuda a identificar e alertar os gargalos do tráfego de pedestres, para que sua administração possa melhorar o fluxo de tráfego.

Monitoramento de ocupação de quartos

Dentro das instalações, a equipe de segurança pode monitorar o uso e a disponibilidade de quartos, enquanto mantém a privacidade do paciente, usando máscara de privacidade na câmera no quarto. Isso aumenta a agilidade no atendimento aos pacientes, ajudando a equipe a acomodar aqueles que estão aguardando quartos disponíveis de forma mais eficiente.

Check-ins remotos de pacientes

É possível utilizar os intercomunicadores de vídeo dos quartos para check-ins rotineiros de pacientes, o que dá a enfermeiros e médicos a capacidade de interagir de forma mais ágil e eficiente. Isso porque permite que se converse com os pacientes, confirmando visualmente suas condições e determinando as necessidades de cuidados, o que evita desperdícios de equipamentos de proteção individual (EPI).

“O resultado é que colaboradores e pacientes se sentem mais empoderados e mais bem atendidos. Além disso, do videomonitoramento ao controle de acesso, as soluções unificadas para a saúde possibilitam que a equipe se concentre naquilo que é realmente importante — cuidar dos pacientes”, ressalta Castro. Afinal, um ambiente organizado, seguro e eficiente pode simplificar os procedimentos, melhorando a satisfação geral e a segurança do paciente.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!