Gastos com LGPD devem gerar créditos de PIS/COFINS para empresas

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM – Advogados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020, trazendo exigências para empresas em relação à manutenção, tratamento, proteção e descarte de informações pessoais de pessoas físicas.

De fato, as obrigações são muito amplas e acabam passando despercebidas do dia a dia da maioria das pessoas.

Se você já acessou um site qualquer e precisou autorizar “cookies”, isso se deve à LGPD, já que esses “cookies” são considerados informações pessoais de sua navegação na internet.

Mesmo assim, a maioria das empresas ainda não realizou sua adequação a essa norma, que, em caso de violação de dados, pode gerar penalidades altíssimas, que podem alcançar até 2% do faturamento bruto – e não do lucro – da pessoa jurídica.

Urge, portanto, a adequação à lei para se evitar prejuízos ainda maiores.

Acontece que, como se vê, essa adequação é complexa, toca temas sensíveis e, por isso, envolve investimento considerável para empresas, independentemente do porte.

Uma questão que surgiu foi a seguinte: despesas com adequação à LGPD geram créditos para abatimento em custos de PIS/COFINS?

Para situar a discussão, para empresas do regime do lucro real, que apuram seus tributos por essa sistemática, o PIS e a COFINS são não-cumulativos, ou seja, as despesas da atividade podem gerar créditos que abatem o valor final do tributo para o contribuinte.

Acontece que para se saber se há ou não geração de créditos em certa operação, o critério é teoricamente claro, embora obscuro na prática: a essencialidade da despesa para a realização do negócio.

Exemplo claro, inclusive da lei, é energia elétrica. Ora, nenhuma empresa pode atuar, independentemente do ramo, sem energia elétrica, sendo, portanto, um insumo gerador de créditos de PIS/COFINS.

Mas, e as despesas para a adequação à LGPD, bem como a manutenção desse programa de proteção de dados?

Não existe orientação legal expressa a esse respeito, mas, nos parece que a observância à LGPD se tornou essencial a qualquer negócio. Se a lei obriga as pessoas jurídicas a tratarem adequadamente os dados pessoais a que têm acesso, não se trata de uma mera opção quanto a cumprir ou não a lei. Logo, nos parece evidente tratar-se de item essencial para a persecução do objetivo da própria empresa, sem o qual ela não pode atuar no mercado.

O Judiciário já está sendo provocado a esse respeito por empresas de diversos ramos, que pretendem obter o crédito decorrente desses investimentos expressivos, havendo decisões contra e a favor.

De nosso ponto de vista, como já ficou claro acima, considerando que a obrigação de observar a LGPD é legal, e não moral ou opcional a qualquer título, nos parece evidente que as despesas devem gerar créditos aos contribuintes.

Deve ser ressaltado, ainda, a existência do Projeto de Lei nº 04/2022, que visa garantir o creditamento, ao contribuinte, sobre essas despesas com adequação e manutenção de programas ligados à LGPD.

Embora isso seja extremamente bem-vindo, para trazer segurança jurídica ao contribuinte, ainda é um projeto, fazendo com que as empresas interessadas precisem, por ora, buscar a Justiça para o reconhecimento de seu direito.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!