Justiça do Trabalho é competente para julgar complemento de previdência privada vinculada a salário

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

Poucas coisas são tão frustrantes para partes – e advogados – quanto a discussão da “competência”, ou seja, de quem é o juízo apto a julgar certo tipo de causa.

Isso porque leva-se anos não para julgar a causa, mas simplesmente para se decidir quem é que deve julgá-la. Somente depois disso é que o processo efetivamente “começa”.

E um dos temas mais recorrentes que temos visto nos últimos tempos é o do pedido de complemento em previdência privada por parte de empresa.

O STF possui entendimento já bastante antigo de que questões contratuais de previdência privada devem ser discutidas na Justiça Comum, não na Justiça do Trabalho, o que é perfeitamente adequado, em nosso entender.

Acontece que quando existem processos em que se busca o reconhecimento de verbas salariais não pagas no contrato de trabalho e que geram reflexos nas contribuições à previdência privada devidas pelo empregador, está claro tratar-se de situação vinculada ao trabalho, atraindo, pois, a competência da Justiça do Trabalho.

Pacificando – ou, pelo menos, tentando pacificar – o assunto, o STF julgou o assunto, exsurgindo o Tema nº 1.166, nos seguintes termos:

“Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar causas ajuizadas contra o empregador nas quais se pretenda o reconhecimento de verbas de natureza trabalhista e os reflexos nas respectivas contribuições para a entidade de previdência privada a ele vinculada.”

Mais claro, impossível. Mas, mesmo assim, existem inúmeros juízos trabalhistas que confundem isso com discussão de assuntos contratuais das entidades de previdência privada, fazendo com que tentem afastar a própria competência para remeter o processo para a justiça comum.

Em nossa experiência, isso tem sido frequente até mesmo em segunda instância, nos TRTs.

O TST também já tem posicionamento de acordo com o entendimento do STF (vide ARR-11313-82.2017.5.03.0153), mas nem isso foi suficiente ainda para alterar a cultura e o entendimento da Justiça do Trabalho a esse respeito.

Como dito inicialmente, discussões de competência – sobretudo quando o assunto já fora resolvido anteriormente – são das mais desgastantes para as partes, merecendo melhor atenção do Judiciário.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados e escreve para o Blog do Corretor sempre às sextas-feiras.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!