Marketing Conversacional, o desafio (e oportunidades) para as empresas brasileiras em 2023

Marketing Conversacional, o desafio (e oportunidades) para as empresas brasileiras
Moderador

Moderador

Por Jaime Palacios, Diretor de Customer Support para a Sinch Latam

Para as empresas, 2023 representa um ano de desafios sem fim, com obstáculos como a inflação e o aumento das taxas de juros, entre outros. O desafio é ainda mais profundo para as pequenas e médias empresas (PMEs), que não possuem capital elevado, e que no Brasil ocupam um lugar-chave na economia, com mais de 99% dos empreendimentos no país, segundo o Ministério da Economia.

Neste contexto, a transformação digital e a utilização do Marketing Conversacional (C-Marketing) surgem como oportunidades para que as PMEs desenvolvam uma comunicação mais próxima e personalizada com os consumidores, uniformizem os seus canais de venda e atendimento na internet e, com isso, promovam um aumento nas vendas que pode atingir até 20%, segundo especialistas.

Ao investir em mensagens de última geração, é possível combinar o benefício de alcançar a totalidade dos clientes com uma experiência rica, personalizada, e com uma taxa de abertura de 98%. Apesar dos 3 bilhões de usuários de aplicativos de mensagens e das 100 bilhões de mensagens enviadas diariamente entre WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram, a comunicação entre marca e cliente em aplicativos de bate-papo móvel permanece um território inexplorado para muitas empresas.

De acordo com o estudo ‘Conversational Messaging’, produzido pela Sinch, o SMS de 160 caracteres tem uma impressionante taxa geral de leitura de 95% em menos de 2 minutos. As mensagens móveis omnichannel, por sua vez, permitem que as empresas se conectem com os clientes por meio de qualquer canal e sem perder o fluxo do diálogo durante todo o processo. Isso é fundamental, pois cada cliente tem seu canal de comunicação preferido.

Segundo analistas do setor, até este ano 90% das empresas globais aproveitarão as ofertas de CPaaS habilitadas por API para aumentar sua competitividade digital.

No Brasil, o fato de as PMEs gerarem 72% do emprego e 30% do PIB reforça a importância dessas soluções para a sobrevivência desses negócios. Para enfrentar este desafio, estratégias de marketing inovadoras e a utilização de novos canais digitais tornaram-se uma grande aposta para chegar aos consumidores e, embora as grandes empresas tenham sido as precursoras desta transformação digital, as PMEs não devem ficar para trás.

Por que o marketing de conversação é ideal para PMEs?

O Marketing Conversacional traz muitos benefícios para as PMEs. Por um lado, as empresas reduzem os custos operacionais envolvidos no atendimento e nas vendas por meio de canais digitais, elevando assim a satisfação do cliente. Por outro, sua conversão de vendas aumenta — motivo pelo qual a utilização de aplicações de mensagens, bem como a compra e venda de produtos e serviços a partir do smartphone, será uma das grandes apostas para 2023.

Como conclusão, é indicado criar uma estratégia de mensagens móveis em aplicativos de conversação, que permite às empresas aumentar a receita, reduzir custos e ampliar a satisfação do cliente. As mensagens móveis conversacionais possibilitam que os usuários resolvam de maneira simples, fácil e eficiente suas solicitações de atendimento em uma única conversa.

Além disso, estar disponível 24 horas por dia permite que a equipe de suporte ao cliente se concentre apenas nas solicitações mais complexas, em vez das tarefas repetitivas mais frequentes. E o mais importante: os usuários se sentem mais à vontade para interagir com uma marca em um canal com o qual já estão familiarizados.

O marketing digital conseguiu aproximar o mundo da publicidade aos clientes, e um de seus pontos mais marcantes é que permite manter uma relação de mão dupla entre o consumidor e a marca. Personalizar e dar importância às opiniões dos clientes é essencial para ter sucesso com o marketing online em 2023.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 comentários em “Marketing Conversacional, o desafio (e oportunidades) para as empresas brasileiras em 2023”

  1. Ronaldo Martins

    Brilhante matéria. Tenho observado uma crescente incursão deste modelo , nas midias sociais. Parabéns Emmanuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!