O Final Feliz das Fraudes nos Reembolsos de Consultas e Exames

Moderador

Moderador

Por Blog do Corretor

Em um país onde a máxima “jeitinho brasileiro” é frequentemente celebrada como uma espécie de astúcia nacional, não é de surpreender que o setor de saúde suplementar esteja imerso em um mar de fraudes nos reembolsos. Este fenômeno, que poderia ser mais apropriadamente descrito como a arte de tirar vantagem de tudo e todos, até mesmo da própria saúde, é um reflexo caricato, porém trágico, da cultura de levar vantagem a qualquer custo.

Vamos encarar a realidade: a fraude nos reembolsos é praticamente um esporte nacional, onde os atletas são aqueles indivíduos habilidosos no preenchimento criativo de formulários de reembolso e na manipulação artística de recibos. As operadoras de planos de saúde, por sua vez, assumem o papel de adversários nesse jogo desleal, lutando constantemente contra a maré de reivindicações fraudulentas que ameaça afogar suas finanças e princípios éticos.

Recentemente, fomos contatados por um proprietário de uma corretora que nos trouxe à luz um caso alarmante: uma de suas clientes teve seu itoken indevidamente utilizado por uma renomada clínica situada na região metropolitana de São Paulo. Até aí nenhuma novidade. Mas a cliente em questão se mostrou aberta a colaborar conosco na matéria, na qual pretendemos revelar os envolvidos na milionária falcatrua.

E quem paga a conta dessa festa? Como de costume, o cidadão honesto, que vê o valor de seu plano de saúde subir às alturas, enquanto sua carteira desce ladeira abaixo. Esse aumento nos custos é a herança maldita daqueles que transformam a fraude em um esporte, repassada generosamente para todos os usuários legítimos, numa espécie de “socialização das perdas” que só poderia mesmo prosperar em terras tupiniquins.

Não bastasse o prejuízo financeiro, o esquema fraudulento também mina a confiança no sistema de saúde, transformando cada pedido de reembolso em um episódio de novela, onde a burocracia é a protagonista e o usuário honesto, o eterno coadjuvante. O resultado? Uma saga interminável de papelada e desconfiança, digna de uma premiação por contribuir para o aumento do estresse coletivo.

Diante desse cenário, as operadoras são forçadas a desviar recursos que poderiam ser investidos na melhoria dos serviços para a criação de fortalezas burocráticas, destinadas a combater os dragões da fraude. E enquanto isso, o sistema de saúde suplementar brasileiro vai se tornando um verdadeiro labirinto, onde só os mais astutos – ou desonestos – conseguem encontrar um caminho.

A solução para esse enredo digno de uma tragicomédia? Uma dose cavalar de conscientização, temperada com tecnologia de ponta e uma pitada de vontade política. Talvez assim, possamos transformar o esporte da fraude em uma modalidade em extinção, e o “jeitinho brasileiro” em uma expressão de criatividade para o bem. Até lá, nos resta assistir à novela das fraudes nos reembolsos, torcendo para um final feliz que parece cada vez mais distante.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!