Perseguição profissional a enfermeiro em ambiente hospitalar gera dever de indenizar

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

A Justiça do Trabalho de São Paulo julgou recente caso em que a um enfermeiro foi reconhecida a rescisão indireta em relação ao contrato de trabalho que possuía com o hospital.

“Rescisão indireta” é a “justa causa” do empregador, ou seja, o contrato de trabalho é rescindido por iniciativa do empregado, mas por culpa e conduta inadequada do empregador.

No caso, o enfermeiro verificou ocorrência de fato que poderia indicar erro médico que resultou na morte do paciente, realizando anotação formal a esse respeito.

O hospital, em represália, trocou seu turno e o empregado passou a ser rechaçado por toda a equipe, impedindo qualquer convívio.

No processo, foi reconhecido o dano moral em favor do empregado, com indenização arbitrada em R$ 12 mil.

Embora o julgamento seja correto, entendemos que a indenização é muito baixa, insuficiente para fazer frente à gravidade da conduta do hospital.

Como já dissemos em outras oportunidades, o dano moral não é apenas a recomposição do patrimônio moral do lesado, mas possui o caráter punitivo-coercitivo, para buscar impedir a reiteração de atos ilícitos por parte do ofensor.

No caso, a conduta da entidade foi não só de tentar “varrer para debaixo do tapete” um fato grave, violando todos os deveres de boa-fé, como iniciou uma perseguição institucional, estimulada perante todos os colegas, contra a única pessoa que aparentemente agiu de forma correta no caso.

Não deve fugir de vista que, no caso, houve rescisão indireta, fazendo com que a relação de emprego fosse rompida. Ou seja, por culpa do empregador, o empregado perdeu seu emprego e sustento, sofreu situação vexatória e recebeu uma punição tão branda que não coibirá a reiteração desse comportamento no futuro.

Há, de fato, uma certa “trava” no Judiciário em relação a aplicação de indenização por danos morais, em virtude da “indústria do dano moral” que certamente existe e deve ser coibida.

Isso, porém, não deve impedir de se punir exemplarmente casos graves como esse.

Seria uma boa oportunidade para revisão de cultura e condutas no âmbito hospitalar, com implementação de controles e adequado compliance.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!