Persona

agenciaweber

agenciaweber

Outras máscaras preenchem o nosso cotidiano com seus propósitos explícitos e implícitos, através do emprego de tempos verbais para indicar sentidos múltiplos, como o da delicadeza, polidez, ironia, informalidade, em ordens diversas para anunciar para cada ocasião.

Nesse contexto, há ainda a máscara do “politicamente correto”, cujo uso permeia a obrigatoriedade, com vistas a dirimir mazelas e evitar preconceitos inscritos na linguagem do dia a dia. Tal máscara e seu uso tornaram-se apenas mais uma falácia. Não serve realmente a seus “bons” propósitos. Por exemplo, a substituição do termo “prostituta” por “profissional do sexo”, em nada muda a condenação que a sociedade impõe à atividade que essa pessoa realiza, pois, é a atividade e não o nome que provoca atitudes de condenação, conforme salientou, Roberto Leiser Baronas, dr. em Lingüística e Língua Portuguesa, em artigo publicado na revista Língua, (portuguesa), edição de fevereiro 2011. Há, também, um tipo de máscara usada para impedir a identificação e preservar o anonimato. É o que ocorria muito em tempos idos com as cartas anônimas despejando segredos ou confidências que influíam de modo perverso na vida do indiciado pelo missivista e, hoje, usada toda vez que se deseja influir destrutivamente na vida de um desafeto, por egoísmo, inveja, birra ou pura maldade, ou brincadeira de mau gosto através do “anonimato”, cuja modalidade, hoje, campeia em larga escala na internet e nas redes sociais, escondendo quem realmente somos e o que pensamos, talvez por pejo ou para não nos comprometermos naquilo que dizemos e opinamos. Mas, contrariamente, também usamos o anonimato para nos opor à exposição, à identificação, principalmente hoje, quando a exposição e identificação são procedimentos usualmente banais e corriqueiros e, já de má reputação, dada a sua frequência e inocuidade.

O anonimato atinge o universo dos profissionais especializados que alugam sua escrita e ideias em favor de terceiros, os “ghost writters”, os denominados escritores fantasmas, objeto do romance Budapeste, de Chico Buarque de Holanda. Com isso, a máscara atinge o plano físico e das ideias para crédito de autoria a outrem: os autobiografados, os ensaístas ou os candidatos a teses de mestrado ou doutorado.

De modo diferente, mas também com a máscara do anonimato em favor da divulgação, promoção e propaganda, os “covers” musicais apelam para o travestimento geral e integral de grandes ídolos, da musica pop ou não, sem nenhum constrangimento, mas com a plena satisfação de estarem promovendo os seus ídolos e suas performances musicais.

Como se nota, o uso da máscara perpassa toda nossa vida, de um modo ou de outro, em situações múltiplas, as mais inusitadas e as mais diversas, a nosso bel prazer ou de acordo com cada circunstância que se nos apresenta.  Uma reflexão sobre elas só quando no fundo de nós mesmos, na mais íntima solidão de nossa loucura, buscamos aos gritos os porquês do uso de tais máscaras.

A máscara mais em voga e conhecida hoje em dia, e, mais bufa da comédia pública, envolve altos e médios escalões da República. Ela prima por sua inusitada mutação constante, sempre de acordo com as situações, mas plena de efusivas maquiagens e salamaleques palavrosos que acompanham, seus portadores, como: Vossa Excelência, Excelentíssimo, no afã de marcar a honra do mandato, do respectivo partido, bem como as tradições, a pátria e seu eleitorado, numa carreira intrincada, mas cheia de brilharecos que os açodam convenientemente com mesuras e teatralidade sem fim, o mascarar sem limites.

Tal máscara é trançada com finos fios de hipocrisia, de inverdades, de indignidade, fleugma patriótica mistificadora e mais que tudo isso, ornadas de miçangas e lantejoulas coloridas, fazem de seus portadores verdadeiros mistificadores da pátria amada idolatrada, causadores de grandes constrangimentos ou de não poucas gargalhadas, quando de suas performances inusitadas por seus usuários no Gran Circo de Pindorama.

A única particularidade dessa máscara advém do fato de ela não precisar de tratamentos ou cirurgias médicas para removê-las ou curá-las de seus malefícios em favor dos seus usuários. Pois qualquer providência depende unicamente de nós, seus espectadores, na hora de escolhê-los a cargos eletivos e, de acompanhar seus desempenhos durante a atuação de seus mandatos. Caso contrário, só teremos “ilusões perdidas e sonhos vendidos, como bem proclamou Cazuza (1958-1990) na letra de “Ideologia”:

.

Meu partido

É um coração partido

E as ilusões

Estão todas perdidas

Os meus sonhos

Foram todos vendidos

Tão barato

Que eu nem acredito

Ah! eu nem acredito

Pois aquele garoto

Que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Agora assiste a tudo

Em cima do muro

Em cima do muro…

Meus heróis

Morreram de overdose

Meus inimigos

Estão no poder

Ideologia!

Eu quero uma pra viver

Ideologia! Pra viver…

.

Portanto, é preciso muito cuidado ao lidar com tal máscara, pois há sempre a possibilidade de travesti-la em todos os demais personagens de idêntica função. Isso acarretará um descrédito tal, que poderá alçar qualquer político ou não a apresentar-se como salvador da Pátria e insuflar a necessidade de leis de exceção, e com elas adeus o Estado de direito, as liberdades de expressão, e de pensamento. Adeus à democracia. É o alçar ao grau supremo, a máscara ditatorial, com sua feição horrenda, tecida com fios rotos do nacionalismo, da demagogia e do populismo.

Como se percebe, a máscara, além de simples adereço, reflete também sentimentos, atitudes, e modalidades infinitas da síntese humana e sua passagem pelo planeta Terra.

Começa logo ao nascer. A criança, com seu rosto avermelhado e ainda com as sujidades do parto, faz o seu primeiro choro, com as palmadas que logo recebe ao vir ao mundo.

Depois, a máscara se torna sua identidade e com o choro intermitente, por alimento, sua comunicação imediata e única. Com o crescimento, vêm as máscaras das birras, da chantagem emocional e por aí vai pelos primeiros tempos, do engatinhar até os primeiros passos titubeantes.

Acreditamos que os nossos passos, mesmo titubeantes, já podem se sustentar sem o uso de máscaras.

Vem aí, um novo Blog do Corretor!

_______________________________________________________________________

[E como fazemos, sempre às terças-feiras, reproduzimos aqui um fragmento do que você pode encontrar no site SaudeGeia, mantido pelo Dr. Leandro Romani de Oliveira e pela enfermeira Renata Bacalhau].

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro”. (John Kennedy)

Uma frase muito sugestiva afinal, quem nunca passou por mudanças? Sabemos que nem sempre essas mudanças são boas, mas com certeza aprendemos e tiramos uma boa lição de toda essa experiência (…)

Para ler a matéria completa, acesse:

http://saudegeia.com.br/2011/03/03/editoria/

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!