Plano de saúde pode ser estendido ao curatelado

Jose Anderson

Jose Anderson

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão de primeira instância e determinou a plano de saúde aceitar, como dependente, o irmão de um beneficiário, por ele curatelado.

A discussão girou em torno do contrato, que estipula como dependentes somente o cônjuge, o companheiro, os filhos e os tutelados, nada dizendo a respeito dos curatelados.

As decisões foram no sentido de que a ausência de previsão expressa quanto a “curatelado” no contrato não pode ser oposta como exclusão de cobertura, pois o Código de Defesa e Proteção do Consumidor estabelece que as cláusulas contratuais devem ser interpretadas da maneira mais favorável ao consumidor e que os curatelados, com toda evidência, fazem parte de uma entidade familiar.

Há, realmente, muita similitude entre a tutela e a curatela, inclusive com a legislação reportando o tratamento de um instituto ao outro, de modo que eles possuem a mesma finalidade de permitir a gestão da vida civil do incapaz.

E, no mesmo sentido, com o contrato consumerista beneficiando apenas tutelados, e não curatelados, embora ambos sejam incapazes, isso desvirtuaria a finalidade do instituto protetivo.

A decisão nos parece totalmente correta e somente nos caberia, talvez, complementar no sentido de que a própria definição de tutela e curatela é eminentemente técnica, não sendo razoável exigir do leigo que conheça a diferença entre institutos jurídicos tão próximos.

Também por esse motivo deve ser mantido o entendimento adotado pelo TJ/SP.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!