Receita Federal permite dedução de despesas com pilates do imposto de renda

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

Recentemente, em 15 de março de 2024, um esclarecimento importante foi divulgado pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio da Solução de Consulta nº 32/2024.

Esse esclarecimento abordou a possibilidade de se deduzir do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) as despesas com o método pilates, desde que estejam dentro de certos critérios, quais sejam, a administração do método/tratamento por profissional de fisioterapia, sendo tomados pela própria pessoa ou seus dependentes, mediante recibo ou nota fiscal do profissional ou empresa vinculados à prestação.

Trata-se, sem dúvida, de uma ampliação muito adequada do conceito de “despesas médicas”, que passa a ir muito além de tratamentos feitos ou prescritos por médicos.

Nesse sentido, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), também vinculado à RFB, já tinha precedentes permitindo a dedução quando houvesse prescrição médica para o tratamento junto a fisioterapeuta. A Solução de Consulta mencionada, porém, não condiciona a dedução à prescrição feita por médico, admitindo-se a prescrição do próprio fisioterapeuta.

Reconheceu-se, afinal, que o pilates é tratamento de benefício à saúde, fortalecimento muscular e melhoria da postura, o que nos parece bom não só por isso, mas porque a lógica da dedutibilidade passa a contemplar não apenas a “doença”, mas, de certa forma, a manutenção da saúde.

Esse avanço, portanto, reflete uma visão mais ampla e inclusiva sobre os cuidados com a saúde, permitindo que mais pessoas possam exercer práticas que promovem bem-estar e qualidade de vida.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados e escreve sempre às sextas-feiras para o Blog do Corretor.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!