Reflexões da Sexta-feira da Paixão: Uma Travessia Moral e Espiritual Intensificada Desde 2020

Moderador

Moderador

Por Blog do Corretor | Artigo

Nesta Sexta-feira da Paixão de 2024, refletimos sobre as mudanças ocorridas desde aquela Páscoa de 2020, quando o mundo enfrentava a pandemia de Covid-19. O simbolismo desta data, marcada pelo sofrimento (páthos, em grego) de um Homem que trouxe amor, perdão e comunhão, ainda ressoa fortemente. Esse Homem, traído e entregue à morte por valores mundanos, nos convida a ponderar: avançamos moral e espiritualmente desde então?

Desde 2020, a humanidade enfrentou não apenas a crise sanitária, mas também desafios ambientais, sociais e políticos significativos. A pandemia serviu como um espelho, refletindo as melhores e piores facetas da humanidade. Por um lado, vimos atos de generosidade, solidariedade e uma reavaliação dos valores essenciais à vida. Por outro, a crise exacerbou desigualdades, revelou fragilidades nos sistemas de saúde e econômicos e, em alguns casos, fomentou o egoísmo e a divisão.

Se o Homem de Nazaré retornasse hoje, encontraria um mundo em transformação, ainda lutando para aplicar os ensinamentos que Ele deixou. A mensagem de desapego material e amor ao próximo, exemplificada na passagem de Mateus 19:21, permanece desafiadora. Em uma era dominada pelo consumo e pela busca incessante por riqueza, a ideia de vender tudo o que se tem para seguir um caminho de simplicidade e serviço ainda soa revolucionária, talvez até mais agora do que em 2020.

A pandemia, como uma moderna Páscoa, forçou a humanidade a uma “travessia”. Passamos por uma transformação coletiva, uma passagem de um estado de ser para outro. A crise nos convidou a repensar o que valorizamos, a reconhecer nossa vulnerabilidade e a necessidade de cuidarmos uns dos outros e do planeta.

No entanto, a pergunta sobre se avançamos moral e espiritualmente não tem uma resposta simples. Há evidências de progresso, de pessoas e comunidades que se reinventaram, que adotaram práticas mais sustentáveis e inclusivas. Mas também há contradições, como a persistência da pobreza, da desigualdade e do preconceito, que mostram quão longe ainda estamos de viver plenamente os princípios cristãos.

A incoerência entre professar os ensinamentos de Cristo e vivê-los no dia a dia continua a ser um desafio. A Sexta-feira da Paixão nos lembra do sacrifício feito por amor à humanidade e questiona se estamos dispostos a fazer sacrifícios, mesmo que menores, pelo bem comum.

Em resumo, desde 2020, houve avanços e retrocessos. A pandemia agiu como um catalisador para a reflexão e, em alguns casos, para a ação. Mas a jornada rumo a uma sociedade que encarne plenamente os valores de amor, perdão e comunhão é contínua e requer esforço constante. Nesta Sexta-feira da Paixão de 2024, somos convidados a refletir sobre nosso progresso nessa jornada e a reafirmar nosso compromisso com os princípios que devem orientar nossa existência.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 comentários em “Reflexões da Sexta-feira da Paixão: Uma Travessia Moral e Espiritual Intensificada Desde 2020”

  1. Mirtes Fragoso

    Maravilhosa reflexão, edificante contribuição que o blog está dando aos seus leitores com esse texto impecável.
    Parabéns.

  2. Renata Vilella

    Um final de tarde bucólico aqui no interior e lendo esse texto… olha, fiquei arrepiada. Muito lindo, pena que como você mesmo diz, a gente ainda tem muito chão até chegar perto do que ensinou o Humem, né??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!