BPC pode ser pago a marido de idosa que recebe pensão

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM – Advogados

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou pelo restabelecimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um idoso cuja esposa, também idosa, é beneficiária de pensão por morte.

Antes de tudo, convém esclarecer que o BPC não é um benefício previdenciário – portanto, não pressupõe contribuição ao INSS –, mas assistencial, consistente no pagamento de um salário mínimo ao mês ao idoso com 65 anos ou mais ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, que, pela moléstia, esteja impossibilitada de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade aos demais.

Para ter direito ao BPC, além dos critérios acima, é necessário que a renda per capita do grupo familiar seja igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo. Esse cálculo é feito somando-se todos os rendimentos mensais daqueles que vivem sob o mesmo teto, dividindo a soma pelo número de pessoas. Se esse cálculo for igual ou menor do que 1/4 do salário mínimo, haverá direito ao BPC.

Pois bem.

No caso analisado pelo TRF4, um idoso que recebia o BPC desde 2007 teve o benefício suspenso em 2021, sob o argumento de que a renda per capita do grupo familiar ultrapassaria 1/4 do salário mínimo. Isso aconteceria porque a sua esposa, de 66 anos, recebia pensão por morte equivalente a 1 salário mínimo.

A ação foi julgada procedente em primeira instância e confirmada em segunda instância, com a adoção do entendimento de que deve ser excluído do cálculo da renda familiar o benefício de valor mínimo recebido por idoso com 65 anos ou mais.

Com isso, excluindo-se a pensão por morte da esposa, para fins jurídicos, foi como se não houvesse qualquer renda disponível para a entidade familiar. Assim, estando o cálculo abaixo de 1/4 do salário mínimo por pessoa, seria devido o pagamento do BPC, com determinação de seu restabelecimento.

Trata-se de decisão bastante chamativa, que abre as portas para inúmeros pedidos de estabelecimento ou restabelecimento do pagamento do BPC, podendo contemplar inúmeros necessitados, dentro de tais critérios.

Bruno Barchi Muniz – é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!