Justiça garante saque do FGTS para pai de criança com autismo

Jose Anderson

Jose Anderson

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

Nem todos sabem, mas existe norma específica que autoriza o saque do FGTS em caso de “doenças graves” que acometam o titular da conta ou seus dependentes, cujo rol normativo é o seguinte: Alienação Mental, Cardiopatia Grave, Cegueira, Contaminação por Radiação, Doença de Parkinson, Espondiloartrose Anquilosante (Espondilite Anquilosante/Ancilosante), Estado avançado da Doença de Paget (Osteíte Deformante), Hanseníase, Hepatopatia Grave, Nefropatia Grave, Paralisia Irreversível e Incapacitante, Tuberculose Ativa, HIV/AIDS, Neoplasia Maligna, Doença que ocasione estágio terminal.

A Justiça Federal de São Paulo se deparou com caso em que um pai pretendia o saque de seu próprio FGTS para poder reverter para o tratamento médico do filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como se vê, TEA não faz parte do rol de doenças graves que autorizam o saque do FGTS.

Mesmo assim, decisão judicial de primeira instância, confirmada pelo Tribunal (Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3), garantiu o saque do FGTS em favor desse pai, argumentando que embora essa doença não esteja no rol das “doenças graves”, para fins de levantamento das contas de depósito, é possível se alongar essa hipótese para outras doenças, tendo em vista que essa norma possui princípio social, que não pode ser ignorado.

De fato, até mesmo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) possui histórico de decisões ampliando as doenças que autorizam esse levantamento, o que nos parece perfeitamente adequado, equilibrando o princípio do FGTS, que é garantir valores ao titular da conta, em situações extremas, como a demissão e perda da renda, com o reconhecimento de que outras questões particulares de saúde não previstas na lei também são extremas e estão de acordo com o espírito que rege a própria existência desse fundo garantidor.

Não somos os maiores partidários do espírito do FGTS, que, em suma, faz com que o governo decida como o trabalhador pode usar seu próprio dinheiro. É, na melhor das hipóteses, um paternalismo que não nos agrada.

Mesmo assim, devemos reconhecer que o FGTS é responsável por salvaguardar muitas famílias em períodos graves, que estariam completamente desamparadas se não houvesse esse instituto.

E, no nosso entender, o FGTS deve mesmo ser utilizado para situações como a proteção contra doenças graves ou de difícil e alongado tratamento.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!